Em analise Ortopedia

Por que melhorar o ensino da ortopedia?

A Ortopedia não é muito famosa entre os estudantes de medicina. Dedica-se pouco tempo ao estudo dos problemas musculoesqueléticos, se comparamos com outras especialidades médicas. É por isso que os doentes com qualquer distúrbio osteoarticular, seja da gravidade que for, são logo encaminhados para o especialista.

Em sistemas de saúde bem estruturados  isto não é muito relevante. Os problemas surgem onde há poucos ortopedistas. Pior quando os poucos que existem estão mal distribuídos. Os distúrbios músculo-esqueléticos são a segunda causa de visita às urgências, dá para imaginar o transtorno. Por desgraça é esta a situação que temos. Um ensino precário das ciências musculoesqueléticas, poucos profissionais com conhecimentos sólidos e um aumento constante de doentes com problemas ortopédicos.

Os pacientes com doenças ou traumatismos musculoesqueléticos são obrigados a fazer “Tour hospitalar”. Vai ter que procurar um ortopedista, é uma das frases mais frequente nos serviços médicos. Curiosamente  nem sempre o problema do paciente justifica a visita a um ortopedista.

Se na capital já é difícil encontrar um ortopedista, nos municípios ou inclusive nas províncias ainda é mais complicado. No programa “Ortopedia Sem Fronteiras” vi doentes que ficaram com sequelas desnecessárias por este motivo. 

É preciso disponibilizar o melhor conhecimento aos estudantes, com suficientes horas de estudo, com professores mais motivadores. Os que vivem ou trabalham em zonas remotas também devem ter acesso.

Quem está em Cunene deve ter a mesma qualidade de ensino de quem está em Luanda. Para conseguir este desiderato, as novas tecnologias de informação e o ensino a distância devem deixar de ser uma alternativa para serem a ferramenta principal. 

Related posts

Abrir o whatsapp
Podemos ajudar-te?
Fale connosco..
ORTOPEDIKUS | 945 224 456