Tração cervical sobre porta pescoço massageador dispositivo kit maca ajuste quiropractic volta cabeça massageador relaxamento 4
Em analise Ortopedia

Poucos…mas fazem uma grande diferencia

Dr Stephen Foster. Cirurgião Geral
Dr. Stephen Foster. Cirurgião Geral

Durante a minha visita a Lubango conheci um médico de origem canadiana, radicado faz muito tempo na Huila. Sendo já de idade avançada mostrava uma vitalidade e vontade de aprender fora de serie. Provavelmente foi o mais atento e participativo, na apresentação do evento em que fui prelector. O Dr Stephen Foster, mas conhecido por “doutor Estêvão”, convidou-me a visitar seu hospital, que fica na estrada do Cristo Rei.

O  Centro Evangelista Medico de Lubango (CEML) impressiona pelo tamanho e organização. Consta de uma zona de internamentos, bloco com 2 salas cirúrgicas, recepção de urgências e consultas externas, assim como fábrica de gás medicinal e um grupo de geradores.

Os quartos de internamento tem uma higiene impecável tal como o resto do hospital. Os pacientes repousam em camas vestidas com lençóis brancos. As enfermeiras conhecem a situação de cada paciente e informam ao médico de todos os pormenores. Neste hospital recebem doentes e feridos de todas as províncias e municípios a volta de Lubango.

Tem pacientes internados com problemas que vão desde traumas por acidentes, até senhoras com fístula pós-parto. Surpreendentemente que poucos médicos trabalham a tempo integral, um deles é o director clínico Dr Estevão. Isso com um volume de paciente superior a qualquer das clínicas mais solicitadas de Luanda.

Dr Steve Collins
Dr. Collins. Oftalmologista

Alguns especialistas estrangeiros vem durante um tempo a prestar sua ajuda. O hospital tem um serviço de oftalmologia que opera de catarata a pacientes de tudo o pais. O Dr Steve Collins, cirurgião oftalmologista, tem melhorado sem muita publicidade, a visão de miliares de pacientes das camadas mais desfavorecidas.

A maior parte dos aparelhos do hospital foi adquirida a partir de doações. Igual acontece com parte do instrumental cirúrgico. Para este efeito o hospital tem uma página na Internet, www.ceml.org que facilita canalizar as ajudas. Tem uma informação completa acerca do hospital e de como colaborar.

Related posts

Leave a Comment

Abrir o whatsapp
Podemos ajudar-te?
Fale connosco..
ORTOPEDIKUS | 945 224 456