Infarto Ósseo e Osteomielite Aguda na Anemia Falciforme. Parte I

A Anemia Falciforme (do latim falci-foice e forme-formato de)  é uma doença hereditária caracterizada pela deformação dos hematíes, que assumem uma forma semelhante à foices ou banana. É um disturbio muito comum na África, na Europa mediterrânea, no Oriente Médio e na Índia. Em Angola é a forma mais frequente de anemia.

A célula sangüínea perde sua forma normal arredondada. Aumenta também a aderência na sua superfície, o que combinado com a forma de foices favores à aglutinação e formação de pequenitos coágulos. Como trombos, migram seguindo o fluxo sangüíneo ate chegar a um vaso demasiado estreito para o deixar passar. Obstrui-se a luz do vaso e fica bloqueado o fluxo de sangue. A grandes rasgos é o mecanismo da chamada crise vaso-oclusiva que caracteriza aos pacientes com esta doença.

Sicklecells
Deformidade da celula sanguinea na Anemia Falciforme

Uma das complicações músculo-esqueléticas  mais frequentes da crise vaso-oclusiva  é o Enfarte Ósseo (EO). O infarto desfaz a estrutura  óssea e provoca o colapso no osso subcondral. As complicações nao ficam por aqui, a zona afectada pelo transtorno circulatório pode ser contaminada por bacterias que circulam no sangue, algo muito frequente nestes pacientes. Sabe-se que pequenos infartos nas paredes dos intestinos, facilitam a chegada à circulação sangüínea de bacterias pressentes nas fezes. É a chamada bacteremia. Quando a contaminação da zona enfartada, avança para infecção, temos uma complicação mais terrível, a Osteomielite Hematogénica Aguda (OHA).

No Enfarte Osseo existe lesão tecidual asséptica. Na Osteomielite Hematogénica Aguda há uma lesão tecidual importante, mais agressiva e infectada, geralmente por bacterias. O enfarte osseo não compromete a sobrevivência do osso nem a do paciente, a OHA sim.

O tratamento do Enfarto Ósseo  limita-se principalmente diminuir a dor e a manter uma boa hidratação do paciente. Sendo  um processo asséptico, há uma melhora evidente em pouco tempo. Na OHA a situação é muita mais complexa.
Osteomielite Hematogénica Aguda, contrariamente, sim compromete a saúde do paciente. Trata-se de uma infecção aguda grave.

sicklehands
Sinais de enfarte ósseos múltiplos no metacarpo duma criança com AF

O diagnostico diferencial entre um e outro processo é difícil. Inclusive pediatras e ortopedistas experientes tem dificuldades no diagnostico precoce. O quadro clínico é muito parecido e os exames complementares são pouco específicos. Em ambos processos a criança tem dor intensa e impotência funcional na extremidade afectada.

Quer no Infarto Ósseo, quer na Osteomielite a  VSG  e a PCR estão alteradas, embora os valores mais elevados pertencem à Osteomielite. As radiografias não ajudam muito a diferenciar os processos, principalmente nos primeiros dias. Para agravar a situação, o prognostico favorável é inversamente proporcional à demora no inicio do tratamento.

tibia osteo AP PF copy
Sinais de Osteomielite Aguda metafisiaria numa criança

Estudos realizados no Hospital Infantil de Los Angeles, Califórnia, confirmam um comportamento diferente do osso e da sua medula em cada processo. Pacientes com diagnósticos de ambos processos foram submetidos a  cintilografias com technetium-99m para medir  grau de captação  da cortical e da medula em cada disturbio.

Segundo os investigadores, no Enfarte Osseo existe uma marcada diminuição da actividade da medula óssea, enquanto que a cortical do osso tem captação normal. Na OHA, a  medula teve uma captação de marcadores normal, mais um nível de captação anormal na zona da cortical do osso.

Para que tem posibilidades de fazer este tipo de teste, bem diferenciado alem de  caro, os resultados deste estudo são interessantes, mais para maioria dos nossos hospitais (talvez todos) este estudo não tem um grande impacto. Honestamente não conheço um único hospital publico, nacional, capaz  de fazer testes com cintilografia óssea..

E então…como fazer o diagnostico nesta situação?

Bem, esse será o assunto do meu próximo post, vou dar algumas dicas de como fazer o diagnostico diferencial entre o EO e a OHA em Angola.
Abraços e Tudo De Bom (TDB)