Em analise Ortopedia

As crianças, os chinelos e…o lixo.

Vamos ter que pensar seriamente em comprar fatos de biossegurança para deambular, quando seja possível, pela cidade. A quantidade e qualidade dos resíduos despejados ao ar livre assim aconselham. Fico aflito quando vejo crianças, de chinelos nos pés, pesquisando na lixeira. Imagino os perigos escondidos. A minha “lamparina de complicação a vista” acende. Se algum objeto perfurar o chinelo e ferir a planta do pé, coloca em risco a vida da criança,  a saúde de todo o membro. Não estou a exagerar.

Antes permita-me, uma previa anatomofisiológica acerca do pé. A função principal da pele, em geral, é proteger as estruturas internas do meio exterior. A pele a principal barreira entre nós e os elementos potencialmente patógenos, isto é, os que provocam doenças. As feridas são soluções de continuidade, que abrem a porta de entrada ao ecossistema interno do nosso corpo.

Tudo o que encontra-se numa lixeira está contaminado. Qualquer objeto perfurante- por si próprio -tem patógenos suficientes para comprometer a viabilidade do membro afectado . Mas o problema não fica por aí. Chinelos são um campo de cultura de diferentes tipos de bactérias. Mesmo quando são frequentemente lavados, elas estão ai, num ambiente húmido favorecido pela  transpiração da planta do pé.

O objeto que fura o chinelo não só leva patógenos presentes no lixo, alastra consigo também as bactérias que moram na superfície dos chinelos.
O perigo de contaminação é duplo
.

Linfangite numa criança

A osteomielite dos ossos do pé é frequente nesses casos. Osteomielite significa infecção do osso. Este tipo de osteomielite compromete seriamente a locomoção. Os ossos do pé suportam o peso de tudo o corpo. São eles os que entram em contacto com o chão durante a marcha. Há uma bactéria, a Pseudomona auriginosa que tem seu habitat na superfície dos chinelos. A osteomielite por Pseudomonas é bastante frequente e destrutiva. Quando passa a ser cronica muitas vezes exige a remoção total do osso (ou ossos) afectado. Remover um osso do pé compromete definitivamente a marcha.

Por vezes o processo séptico alastra-se aos vasos linfáticos. Já deve ter ouvido falar da linfangite, a infecção dos vasos linfáticos. Se não saiba que é  processo sumamente grave, onde as bactérias disseminam-se por todo o membro.

Piomiosite

  A linfangite séptica aguda pode colocar em perigo a vida da criança, a vitalidade do membro e deixar sequelas irreparáveis. 

Tem uma anedota em que o marido furioso por encontrar  a mulher a fazer sexo con outro no cadeirão da sala, atira para fora da casa o cadeirão e fica com a mulher. Espero que não seja este o caso. O problema principal desta chamada de atenção, não é para desvalorizar os chinelos – embora seja preocupante seu uso desmedido – o problema é o lixo.

Related posts

Abrir o whatsapp
Podemos ajudar-te?
Fale connosco..
ORTOPEDIKUS | 945 224 456